Bancos Indígenas do Brasil

Disponibilidade: Em estoque

R$90,00
Bancos Indígenas do Brasil

Detalhes

Bancos Indígenas do Brasil | Brazilian Indigenous Stools | Sièges des Indiens du Brésil
autor: Vários Autores
organizador: Bei
ano: 2017

dimensões: 24cm x 19cm; 352 páginas; capa dura
idioma: português, inglês e francês

Esse livro está em nossa loja, na cidade de São Paulo, rua Augusta 1371 loja 107

 

A coleção BEĨ de bancos indígenas do Brasil abrange mais de 200 bancos de madeira produzidos por povos de várias regiões: alto e baixo Xingu, sul da Amazônia/Centro-Oeste, norte do Pará e Guianas e noroeste amazônico. Alguns são zoomórficos, representando animais da fauna brasileira; outros têm o formato de bancos convencionais, decorados com grafismos ou entalhes. Em todos os casos, equilibram aspectos simbólicos, utilitários e decorativos, espelhando o universo cultural e a cosmologia das etnias que os fabricam. 

 

É uma coleção que nasceu naturalmente (começou a ser consolidada em 2011) e hoje tem uma representatividade expressiva deste trabalho indígena – engloba traços de mais de 26 etnias e 32 artistas. O resultado está no livro da BEĨ Editora, Bancos Indígenas do Brasil. 

 

Bancos Indígenas do Brasil faz uma análise temporal da produção indígena em madeira, refletida na mudança do desenho ao longo do tempo, em que se observa uma arte em constante evolução, baseada no traço autoral de artistas espalhados por diversas regiões do Brasil. 

 

Escrito com a colaboração de especialistas de várias áreas, como a designer Claudia Moreira Salles; o artista plástico Sergio Fingermann; a curadora e consultora de design em Bruxelas, Giovanna Massoni e Cristiana Barreto, arqueóloga da Universidade de São Paulo – o volume constitui uma obra de referência essencial sobre esta importante manifestação cultural.

Tags do Produto

Compartilhe
Indique este produto